Conheça a Minha História

SOBRE A LUIZA CASTRO PRO


Me chamo Luiza Castro, tenho 30 anos sou gaúcha e moro em Santos/SP desde 2011. Pra você entender a minha histórica no universo das makes e autocuidado eu vou precisar voltar alguns anos - rs.

Minha paixão e vocação por isso foi aparecer quando era bem nova (tinha 10 anos) e comecei a participar de aulas de patinação. Nesse período me lembro de ter inúmeros medos, inseguranças (auto aceitação, imagem, performance) e o esporte foi uma forma de conseguir melhorar a minha autoconfiança, minha autoestima e conseguir vencer os meus medos e inseguranças. No começo foi bem difícil porque eu não era muito boa, pensei várias vezes em desistir, mas segui tentando. Passado alguns messes de aula, consegui melhorar o meu desempenho mas ainda não me sentia confiante e ficava muito nervosa quando precisava fazer os simulados de apresentação. Sempre acabava errando alguma coisa. Até que em uma quarta-feira, nossa professora começou a aula dizendo que iríamos fazer uma apresentação em 7 dias e que para essas apresentações precisávamos nos maquiar e que elas nos ajudariam, claro. Nesse momento eu fiquei DESESPERADA, todos os pensamentos ruins se passavam na minha cabeça naquela hora: “e se você errar na frente de todo mundo”, “e se eu esquecer de algo”, “será que eu vou travar no palco”. Mas no meio dessa enxurrada de pensamentos negativos, lembro muito bem da professora dizendo que precisaríamos fazer uma maquiagem para essa apresentação e que nisso elas nos ajudariam. Isso pelo menos tirou os pensamentos negativos da minha cabeça e fiquei imaginado como seriam essas maquiagens, o que me deixou um pouco menos aflita com a apresentação rsrs.

Quando fizemos a primeira maquiagem eu simplesmente fiquei apaixonada e todo aquele medo e insegurança que eu estava para subir no palco simplesmente sumiu, eu estava me sentindo linda, confiante e poderosa com aquela maquiagem. 

Fiz aulas por muitos anos e me apresentei diversas vezes. A autoestima só aumentava e eu me sentia cada dia mais bonita e confiante.

Os anos se passaram e finalmente tinha chegado a hora de decidir o que eu realmente queria fazer da minha vida profissional: seguir carreira de atleta ou entrar na faculdade. Com todas as dificuldades que o nosso país tem para manter um atleta de alta performance com patrocínios e etc, optei pela carreira acadêmica. Entrei na faculdade de Administração de Empresas com ênfase em empreendedorismo e sucessão na PUCRS aos 16 anos. 

Mas a maquiagem nunca foi deixada de lado, sempre fui a “amiga que sabia maquiar”, consequentemente, TODAS as vezes que eu e as minhas amigas íamos sair, eu fazia a maquiagem de todo mundo. 

Os anos se passaram, meu pai veio de com o trabalho para trabalhar em São Paulo e eu me mudei com a minha família para Santos. Finalizei a minha faculdade aqui, conheci muitas pessoas,  o clima praiano me conquistou e assim que saí da faculdade continuei morando na cidade. 

Entrei numa empresa de comércio internacional, exportadora de  commodities (café, citrus, cotton). Atuei em muitos setores e tive diversas fases nessa empresa. Em 2016 eu estava passando por um dos momentos mais difíceis nessa empresa, a cobrança do trabalho estava me tirando o sono, meu nível de estresse era extremamente alto, meu cabelo começou a cair. Meu corpo gritava por socorro, eu estava infeliz na área que atuava, aquilo não fazia mais sentido para mim. Resolvi tirar férias! Precisava esfriar a cabeça e colocar as ideias no lugar.

Minha família sempre bateu na tecla que viagens internacionais tem uma conotação não só de descanso, mas também de aprendizado. Buscamos cursos em diferentes áreas para aperfeiçoar a língua e termos uma vivência diferenciada. Em uma roda de amigos, comentei a situação que estava passando e que queria fazer um curso fora, mas não sabia em que área fazer. Até que um amigo, muito querido, me sugeriu “por que você não faz um curso de maquiagem? Você ama esse universo”. Eu juro que nessa hora eu me arrepiei! Pensei comigo “É ISSO!”

Comecei a pesquisar os melhores cursos do mundo no universo da maquiagem e descobri a “Make Up For Ever”. Marca mundialmente famosa na linha de produtos, mas também a única que tem faculdade de maquiagem. me inscrevi no curso dos Estados Unidos, em Nova Iorque, fiz as malas e fui. A experiência foi indescritível! Nos dias de curso afirmei a paixão por maquiagem, o dom aflorou ainda mais e o aprendizado foi imenso! Voltei com 16kg a mais na mala de maquiagem, apaixonada por tudo que tinha vivido ali. 

A minha maquiagem e a minha visão de beleza mudaram completamente. Entendi a necessidade de cuidar da pele, comecei a fazer skin care cedo e entendi que o resultado final da maquiagem depende dele. Aprendi a melhorar a minha imagem, conheci produtos novos, aprendi a ler rótulos de produtos, como aumentar a minha autoestima, e muito mais. Assim que cheguei emendei mais dois cursos essenciais para complementar esse aprendizado: fiz curso de colorimetria e visagismo.

Todos no trabalho perceberam a mudança de postura e imagem pessoal. Fui promovida e todos percebiam as mudanças.

Alguns meses se passaram, estava no shopping, toda maquiada, comprando presente para uma amiga. Até que a dona da loja que eu estava comprando o presente me abordou e questionu: “Onde você fez essa maquiagem?” e eu respondi “na minha casa”. 

Falei pra ela de toda minha trajetória e do curso que tinha feito recentemente, e ela me convidou para um evento que faria na loja. Era um evento para o dia dos namorados e ela queria fazer uma ação com o meu serviço, me propôs a primeira “parceria”. Eu ia fazer a maquiagem dos clientes dela que gastassem x reais na loja, em troca eu ganhava sapatos como pagamento. Eu aceitei na HORA! Ela me pediu que criasse um instagram para divulgação do evento e assim fiz. 

Trabalhei do ano de 2016 a 2021 com dois empregos: multinacional e maquiagem. 

Com a chegada da pandemia muitas coisas mudaram e o meu corpo novamente estava pedindo socorro. Crises de ansiedade e sintomas de depressão me fizeram pensar no que eu realmente queria para a minha vida. Então saí do emprego fixo da multinacional e resolvi me jogar de vez no empreendedorismo. 

Não foi fácil, a cobrança interna e o julgamento da sociedade me deixavam insegura sobre o futuro da minha carreira profissional. Como que uma pessoa que trabalha 9 anos em uma multinacional, bilingue, Formada, 2 MBA’s na FGV, ia  largar tudo para viver de maquiagem? 

Lancei minha linha de produtos, virei colunista da Tribuna (jornal local), tenho uma assessoria de imprensa, social mídia, semanalmente sou convidada por programas de tv para levar o meu trabalho para todo Brasil, tenho um perfil no instagram com dicas de maquiagem, ministro cursos e workshops de maquiagem, com o meu trabalho já ajudei mulheres a saírem de depressão, publico matérias em revistas importantes como caras/alto astral e muito mais. 

Não me arrependo um dia se quer da melhor escolha que eu fiz. O meu dom virou profissão e me salvou de uma depressão. Hoje eu ajudo mulheres a se enxergarem com um olhar diferente, se amarem cada dia mais com duas ferramentas poderosas de autoestima: skin care e maquiagem.